segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Faltava este


A Importância de um Sorriso...

Há pessoas que são simpáticas e outras, nem por isso. Umas esboçam sorrisos em demasia, outras porém, excedem-se na arrogância. É comum na nossa rotina diária, produzirmos um sorriso, em determinadas situações, por mais leve que o mesmo seja. A importância de um sorriso, pode mover montanhas ou arrasar totalmente a sua imagem...
Ser simpático, devia ser um dever de todas as pessoas, mas infelizmente, a maioria das vezes, a arrogância solta os seus espinhos. Viver em sociedade, com e para servir os outros, obriga a um grau de simpatia mínimo. O problema, é conseguir ser sempre simpático.
Sorrir, faz bem à pele por isso, não faz mal algum, desfazer-se em simpatia. Dizem mesmo, que se deve sorrir um determinado número de vezes por dia, para impedir o ataque repentino das rugas. Vista-se de sorrisos e, abrace o mundo com a sua atenção e delicadeza.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

Primeira pedra do Lar de Idosos e Creche Social do Seixal

Primeira pedra do Lar de Idosos e Creche Social do SeixalA primeira pedra do Lar de Idosos e Creche Social do Seixal vai ser colocada no próximo sábado, dia 21 de Novembro, às 15 horas, na Quinta D. Maria, no Seixal. Prevê-se que a infra-estrutura fique pronta no prazo de um ano. Este equipamento vai ter 52 camas no Lar, um Centro de Dia com capacidade para 50 utentes, apoio domiciliário para 80 pessoas e uma creche para 33 crianças entre os 3 meses e os 4 anos. O espaço contempla também áreas para fisioterapia, enfermaria, gabinetes médicos e até um cabeleireiro. A valência representa um investimento total de cerca de 2,7 milhões de euros.Este projecto, que é da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal é aguardado pela população há muito tempo, já que representa o apoio às famílias e a dignificação da pessoa idosa.

domingo, 15 de novembro de 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pudim de castanhas

Ingredientes:

1 chávena (almoçadeira) de puré de castanhas cozidas

1 lata de leite condensado

1 colher de café de canela

6 gemas

4 ovos

125 g de açúcar para caramelo

Preparação:

Com o açúcar prepare um caramelo claro e forre com ele o interior de uma forma.

Numa tigela, misture o leite condensado com o puré de castanhas, a canela os ovos e as gemas, mexa bem e deite na forma.

Leve a cozer, cerca de 40 minutos em forno médio, verifique se está cozido espetando um palito, retire e deixe arrefecer.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

Bolo de castanhas com licor



Ingredientes


Para a massa:
Ovo: 4
Manteiga: 2 colheres de sopa
Açúcar: 2 colheres de sopa
Farinha: 4 colheres de sopa

Para o recheio:
Castanha: 500 gr
Açúcar: 250 gr
Água: 1/2 lt
Manteiga: q.b.
Licor: q.b.
Açúcar em pó: q.b.
Canela: q.b.


Preparação


Batem-se os ovos com o açúcar até obter um creme espumoso. Junta-se, depois, a manteiga derretida e já fria. Envolve-se delicadamente a farinha.
Deita-se este preparado para uma forma previamente untada e leva-se ao forno por 45 minutos.
Assam-se as castanhas, descascam-se e levam-se ao lume com o açúcar e a água. Logo que levantar fervura, escorre-se e reduz-se a puré. Acrescenta-se manteiga e continua-se a bater até ficar cremoso.
Desenforma-se o bolo e, depois de arrefecer, corta-se ao meio. Rega-se ambas as partes com o licor e barra-se uma delas com o creme de castanhas. Recompõe-se o bolo e decora-se a superfície com açúcar em pó e canela.


Restaurante Alcanena

O restaurante Alcanena está situado em Quinta do Anjo, freguesia do Concelho de Palmela, na artéria principal que atravessa a aldeia, fazendo a ligação de Palmela a Azeitão. Privilegiando a defesa dos sabores da região onde se enquadra, o restaurante Alcanena tem representado a gastronomia local em diversos certames, tais como a Bolsa de Turismo de Lisboa e o Festival Gastronómico de Santarém, contando já com dois primeiros prémios obtidos em concursos regionais de gastronomia.

Factores essenciais na conquista da qualidade e tradição gastronómicas, que estão na base do sucesso desta casa, são o cuidado com a escolha de produtos certificados, tanto regionais como de outras partes do país, e a preocupação com o abastecimento diário de produtos frescos.

O peixe é adquirido diariamente na Praça de Setúbal e uma pequena quinta da família garante a produção própria de grande parte dos produtos hortícolas e ervas de cheiro utilizados na confecção dos seus pratos, sendo a falta de algum ingrediente sempre remediada com o recurso aos produtores locais, garantindo assim aos seus pratos o paladar único de uma refeição confeccionada com produtos acabados de colher.

Pato do Campo como Castanhas

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão

Borrego Assado no Forno

Feijoada Transmontana

Galinha do Campo de Cabidela

Polvo à Lagareiro

Faisão Estufado com Castanhas

Empadão de Aves

Cação de Coentrada
Javali Grelhado

domingo, 25 de outubro de 2009

Porto palafítico da Carrasqueira, à beira do Sado









De Tróia à Carrasqueira


Começa-se de barco em Setúbal e parte-se à descoberta de uma bonita península com dunas e pinhais.


Tróia, dunas e Comporta

Tróia em si não é mais que um grande complexo turístico. Continuando viagem, vemo-nos rodeados de dunas de ambos os lados da estrada. À esquerda, escondem o estuário do Sado e à direita, protegem-nos do Atlântico. Há alguns pinheiros e arbustos mas coisa pouca. Durante meia dúzia de quilómetros é assim, até encontrarmos as ruínas romanas de Tróia, consideradas monumento nacional desde 1910.
Prosseguindo marcha, ainda antes de chegar a Comporta, do lado do estuário, pequenas lagoas com mantos de arbustos secos por entre bancos de areia que se elevam perto da margem.
Prossegue-se viagem até Comporta.
Comporta conta com um fenómeno pouco comum, o exagerado número de cegonhas. Qualquer chaminé ou tecto tem um ninho.
Sem ser preciso muita paciência ou sorte, é fácil ver cegonhas ou fotografar esta ave tão rara de avistar numa cidade grande. Para os locais, não há nada de extraordinário, até porque estão acostumados a este espectáculo todos os anos.


Carrasqueira

É invulgar encontrar um lugar assim, onde os habitantes repartem a labuta do campo com a pesca no estuário do rio. Aliás, Carrasqueira tornou-se precisamente famosa pelos seus polvos, que são pescados pelos seus habitantes. Este é um petisco muito apreciado, e merece a atenção de uma almoçarada entre amigos.


O porto palafita é o verdadeiro ex-líbris da aldeia. Com cerca de duas dezenas de pequenas embarcações é caricato mover-se sobre as passadeiras de madeira assentes em estacas que se prolongam ao longo da doca.

Quando a maré baixa, o rio também e não há pesca para ninguém porque o porto simplesmente seca. Deixa de haver água, para se encontrar apenas lodo no cais, ou seja doca seca.



sábado, 24 de outubro de 2009

Restaurante A Escola-Uma verdadeira lição da boa mesa



Com a curiosidade de ocupar uma antiga escola primária, este restaurante tornou-se numa referência em todo o país pela excelência da sua cozinha que procura preservar o património gastronómico da região do Sado. Entre os pratos mais emblemáticos da casa, destaca-se, por exemplo, a empada de coelho bravo acompanhada de arroz de pinhão.

Especialidades:

· Açorda de Coelho Bravo

· Açorda de Tomate com Enguias Fritas

· Pombo Bravo de Nabiçada

· Ensopado de Cabrito

· Feijão Adubado

· Batatas de Rebolão

· Perdiz na Púcara

· Arroz de Choco com Camarão

· Enguias à Embarcadiço

· Cherne à Barqueiro

· Massa de Cherne

· Ensopado de Cherne